Neste Natal orientem o GPS para Belém. É lá que se fixou a maior das “Estrelas”
![]() |
Parabéns! Hoje é o seu dia da sorte! O seu número (25/12/13) foi premiado. Já pode levantar o prémio. Uma grande riqueza pode ser “levantada” em qualquer dos presépios do mundo. Aí encontrarás o «Menino deitado numa manjedoura» (cf. Lc 2.12). Apressa-te antes que os Anjos acabem de cantar o «Glória a Deus nas alturas».Ele irá continuar a viagem e se não O seguimos perdemo-nos no caminho. Um decreto de César Augusto “obrigou-O” a nascer fora de casa, para poder ter todas as casas e todos os corações do mundo abertos para Ele entrar. Pois «aqueles que O receberem dá-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus» (cf. Jo 1,12)
Para todos os meus queridos Irmãos da Ordem Franciscana Secular e para todos os homens de boa vontade, votos de um santo e feliz Natal, em Cristo Senhor.
Frei José Maria
(assistente O.F.S)
Mensagem de fim de ano
Gostaria que fosse com a força da humildade e carinho de S. Francisco junto do Presépio do Menino Jesus, mas é somente com humilde espírito fraterno e de amizade que na minha qualidade de irmão em S. Francisco e em Jesus Cristo e, Ministro da Fraternidade de Gondomar, desejo a todos os meus Irmãos da Fraternidade e da O.F.S., os mais sinceros votos de Santo Natal. Que o Menino Deus Esteja em todos.
Joaquim Magalhães
(Ministro O.F.S.)
Mensagem de fim de ano
Neste fim de ano 2013
Quero, Senhor, agradecer
Os dias de sol e os dias chuvosos,
Os dias que me fizeram rir e os que me fizeram desanimar,
Os dias em que a saúde foi melhor e os dias em que foi pior,
Os dias em que me levantei cheio de esperança e aqueles em que não me apetecia
levantar,
Os dias que me fizeram crescer e os que me fizeram desesperar,
Os dias de sacrifícios e os dias de descanso,
Os dias em que te encontrei e os dias em que me desencontrei.
Os dias grandes e os pequenos
Senhor, ajuda-me a olhar o futuro
Com esperança e confiança
Com sentido de fé e de adesão,
Com energia e paciência,
Com empenho e persistência
Contando Contigo e Tu comigo!
Só Tu sabes, senhor, o que preciso e o que me convém para que tenha sempre
O coração a bater ao ritmo do amor a Ti e ao próximo,
Os olhos iluminados pela Tua luz
Os ouvidos despertos para a Tua Palavra e para os clamores dos humildes,
As mãos livres para acolher e te louvar,
Os pés firmes para caminhar Contigo em 2014
Frei José Maria
(assistente O.F.S)
Estalam os foguetes, iluminam-se os céus, começa um Novo Ano 2014.
Dia 1, dia de Santa Maria Mãe de Deus e dia Da Paz.
A Fraternidade Franciscana Secular deseja que o ano que agora começa, traga a todos os Irmãos da Ordem, da Comunidade em que se inserem e a toda a
Paróquia, todo o Bem.
Joaquim Magalhães
(Ministro O.F.S.)
O mundo da tecnologia e a comunicação na Igreja
Vivemos tempos de mudança em que todas as realidades da vida são objeto de reflexão e introdução de novas linguagens que pretendem reorientar e facilitar a mesma.
Assim, as novas tecnologias impõem à Igreja um grande desafio: evangelizar com novas linguagens e atitudes.
Nesta lógica, a Igreja é também objeto dessa mudança, sobretudo ao nível da comunicação e da implementação de novas tecnologias que visam sobretudo despertar nos jovens e também nos outros fiéis uma maior participação e implicação na vida das comunidades em que estão inseridos.
Sabemos que Jesus foi o maior comunicador de todos os tempos, que a sua palavra e a sua doutrina foram e são tão atuais nos nossos dias que continuamos a ouvi-las e a meditá-las continuamente.
Porém, já no seu tempo, Jesus introduziu uma nova postura nas relações humanas, fato que significou um grande avanço comparativamente à atitude dos seus contemporâneos. Por outro lado, Jesus soube recorrer a vários métodos para que a sua Palavra fosse ouvida e escutada de forma significativa. O recurso às parábolas e à contextualização das mesmas, evidenciam essa preocupação constante. Contudo, eram esses os recursos existentes nessa época.
Com o passar dos anos, surgiram novas tecnologias, em que a utilização da imagem aliada à comunicação humana podem também ser veículos facilitadores de uma maior compreensão e divulgação da Palavra de Deus, bem como excelentes auxiliares para a nova evangelização que tanto ouvimos apregoar .
O recurso visual torna a pregação clara, objetiva, possibilitando uma melhor compreensão e assimilação da mensagem. Contudo, é necessário adaptar a linguagem e a forma de expor as ideias, sem perder a essência do verdadeiro Cristianismo, para sermos capazes de dialogar com a nova geração.
Com efeito, começamos a assistir nas nossas igrejas a tímidas tentativas de implementação das novas tecnologias, que coexistem com a realização dos tradicionais momentos que marcam de forma indelével a expressão da fé do nosso povo. Porém, quer de uma forma ou de outra, o importante é ter presente o que S. Paulo referiu na sua carta aos Coríntios: -… “fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”.
Particularmente nesta comunidade verifica-se uma grande adesão às Eucaristias em que os jovens recorrem à encenação de alguns quadros bíblicos, ou à projeção de imagens. A Eucaristia continua sempre a assinalar o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, porém, utilizando estes recursos disponíveis ao serviço do Senhor, a participação, o ambiente, a vivacidade e a envolvência dos cristãos é muito significativa.
Contudo, mesmo disfrutando de diversos recursos tecnológicos, a Igreja jamais poderá perder a sua essência, abandonando a unção e a dependência de Deus.
É necessário ter “uma linguagem que possa ser bem entendida, de modo que consiga levar no seu interior a mensagem do Evangelho”.
O problema de fundo é entender “em que medida sabemos dialogar com a cultura digital, e com a realidade juvenil; em que medida a igreja é capaz de comunicar e anunciar o Evangelho numa cultura digital”. Trata-se de um grande desafio para o futuro da Igreja.
Ana Sousa (OFS)
Caríssimos irmãos e irmãs, o Irmão Reinaldo Ferreira dos Santos, renunciou ao oficio de Ministro Nacional da OFS, no dia 17 de maio de 2014.
A Fraternidade de Gondomar, agradece ao nosso Irmão Reinaldo todo o empenho e dedicação que teve para com a nossa fraternidade e rezamos a Deus e ao nosso Pai S. Francisco para que rapidamente recupere a saúde.
Lousada (OFS)
Sem comentários:
Enviar um comentário